quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

calendário de eventos

Vou organizar aos poucos alguns eventos relacionados à design ocorrendo nesse início de aulas/semestre:

"Um cartaz para São Paulo"
Será aberta neste domingo, 25 de janeiro, às 11h00, no Centro Universitário Maria Antonia, a exposição "Um cartaz para São Paulo – (In)sustentabilidade urbana". A mostra, realizada em parceria com o Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de São Paulo, comemora o 455º aniversário da capital paulista trazendo interpretações de designers, artistas e arquitetos sobre a cidade e a presença do cartaz no ambiente urbano.

A primeira edição da mostra, que aconteceu em janeiro de 2008, tinha como tema a poluição visual urbana, enquanto a atual exposição pretende pensar uma metrópole ecologicamente viável. "Um cartaz para São Paulo" poderá ser visitada entre os dias 27 de janeiro e 1º de março, de terça a sexta-feira, das 12h00 às 21h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 18h00. O Centro Maria Antonia fica na Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque), São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3255-7182, ramal 35, ou no site do Centro: www.usp.br/mariantonia.


Josef Albers
Pode ser vista a partir desta sexta-feira, 16 de janeiro, no Instituto Tomie Ohtake, a exposição "Cor e luz: Josef Albers – Homenagem ao quadrado". O alemão Josef Albers (1888-1976), que se destacou pelos seus estudos das questões da cor, foi aluno e professor da Bauhaus, tendo se radicado nos Estados Unidos na década de 1930.

Como pintor, seus trabalhos mais notáveis são aqueles da série "Homenagem ao quadrado", da qual a presente mostra, organizada pela "The Josef and Anni Albers Foundation", apresenta 45 exemplares.

A exposição é complementada pela mostra "Anni e Josef Albers – Viagens pela América Latina", que acontece na Pinacoteca do Estado e que traz 350 obras da coleção do pintor e de sua mulher, a designer têxtil Anni Albers (1899-1994). Essa exposição, que já passou pelo MON (Museu Oscar Niemeyer), em Curitiba, pretende demonstrar a influência que a arte latina teve na produção dos Albers.

"Cor e luz: Josef Albers – Homenagem ao quadrado" tem entrada franca e estará aberta à visitação até o dia 1º de março, de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00. O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Faria Lima, 201 (Pinheiros), São Paulo.

"Anni e Josef Albers – Viagens pela América Latina" poderá ser vista até o dia 8 de março, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30, e o ingresso custa R$ 4,00, sendo R$ 2,00 a meia-entrada. A Pinacoteca fica na Praça da Luz, 2 (Luz), São Paulo.

Mais informações nos sites: www.institutotomieohtake.org.br e www.pinacoteca.org.br.


14ª Craft Design
Será realizada de 28 de fevereiro a 3 de março, a 14ª mostra "Craft Design". O evento é voltado a decoradores, arquitetos e lojistas e irá apresentar produtos desenvolvidos por designers consagrados ou por jovens profissionais.

Na segunda-feira, 2 de março, como parte das atividades, designers e especialistas convidados irão participar dos debates "Produtos com design e inovação socioambiental"
e "Ações e visual merchandising para lojistas", respectivamente às 16h00 e 18h00.

A mostra "Craft Design" acontece no Centro São Luís de Eventos, que fica na Rua Luís Coelho, 323 (Consolação), São Paulo, e poderá ser visitada das 10h00 às 20h00. Mais informações pelo e-mail info@craftdesign.com.br ou no site: www.craftdesign.com.br.


"Diálogo concreto" em São Paulo
Foi aberta no dia 24 de janeiro e poderá ser vista até o dia 8 de março, na Caixa Cultural de São Paulo, a exposição "Diálogo concreto – Design e Construtivismo no Brasil". Com curadoria de Daniela Name, a mostra apresenta trabalhos de Abraham Palatnik, Alexandre Wollner, Almir Mavignier, Aluisio Carvão, Amilcar de Castro, Antonio Maluf, Geraldo de Barros, Lygia Clark, Lygia Pape, Mary Vieira, Waldemar Cordeiro e Willys de Castro.

A mostra tem como objetivo promover um diálogo entre as suas atuações como designers e as obras que realizaram como artistas plásticos ligados aos movimentos concreto e neoconcreto no Brasil das décadas de 1950 e 1960. Entre os destaques da exposição estão as embalagens desenhadas por Lygia Pape para os biscoitos e massas Piraquê, que são contrapostas ao Balé Neoconcreto, criado pela artista e pelo poeta Reynaldo Jardim, a embalagem e marca de Alexandre Wollner, um dos fundadores da Esdi, para a empresa Coqueiro, em 1958, além de facsímiles da reforma gráfica do "Jornal do Brasil", projeto de Amílcar de Castro.

"Diálogo concreto" pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h00 às 21h00, e a entrada é franca. A Caixa Cultural fica na Praça da Sé, 111 (Centro), São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3321-4400 ou no site: www.caixacultural.com.br.


9ª Bienal da ADG
abertura: 7 de março, às 12h00, no Centro Cultural São Paulo, que fica na Av. Vergueiro, 1000 (Paraíso)

Poderá ser visitada até o dia 17 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 18h00

Mais informações pelo e-mail bienal@adg.org.br ou no site: www.adg.org.br.

Nenhum comentário:

FAU USP:
Rua do Lago, 876,
Cidade Universitária, São Paulo.


como chegar:

- do ponto de ônibus na Rua da Consolação (em frente ao cinema HSBC Belas Artes):
702U Butantã USP
7411 Cidade Universitária

- do ponto de ônibus na Rua Augusta:
107T Cidade Universitária
7181 Cidade Universitária

- da estação de metrô Vila Madalena:
7725 Rio Pequeno
Ponte Orca (vai até a estação de trem Cidade Universitária. Dali é só atravessar a ponte, entrar na USP e pegar um circular, o ônibus gratuito que anda dentro da USP)

- da estação de metrô Sé:
7411 Cidade Universitária

- das estações de metrô Luz, Tiradentes e Santana:
701U Butantã USP

- das estações de metrô Tietê, Carandiru e Santana:
107T Cidade Universitária

- da estação de metrô Santana
177H Butantã USP
177P Butantã USP

- das estações de metrô Brigadeiro e Trianon-MASP:
724A Cidade Universitária

- da estação de metrô Clínicas:
177H Butantã USP
177PButantã USP
701U Butantã USP

- da estação de trem Santo Amaro:
O trem vai de Santo Amaro até a estação de trem Cidade Universitária. Dali é só atravessar a ponte e pegar um circular, o ônibus gratuito que anda dentro da USP.


.